Emoções Primárias e Secundárias

É através das nossas emoções que externalizamos os nossos sentimentos e, juntamente com ela, apresentamos uma reação corporal, através de ações e expressões corporais como batimento cardíaco acelerado, o franzir da testa, suor…. Mas as emoções podem ter classificações e esta diferenciação pode nos auxiliar em nosso autoconhecimento.

Todos temos as emoções chamadas de primárias, que são aquelas que são facilmente identificadas pelas pessoas como a alegria, tristeza, medo, raiva, aversão e surpresa. E todos os seres humanos saudáveis as possui. Isto porque existem doenças/síndromes que podem fazer com que a pessoa não apresente algumas dessas emoções.

A combinação dessas emoções primárias darão origem às chamadas emoções secundárias que são aquelas aprendidas no âmbito familiar, social, escolar, religioso e cultural, ou seja, são aquelas que são aprendidas ao longo da vida. Temos como exemplo o ciúmes, vaidade, culpa, orgulho, entre outros.

As emoções são muito importantes, pois são através delas que colocamos nossos sentimentos para fora: lembre-se que o sentimento é interior e que a emoção é a forma que o sentimento se apresenta para o mundo.

E como você está hoje? Feliz, triste, com raiva? Vamos falar um pouco mais sobre nossas emoções primárias nos próximos posts.

Leave a Reply