Instituto Milton H. Erickson de Petrópolis

Sobre

Quem Somos

Projeto Principal: Grupos de Crescimento

Criado em maio de 2006, com o objetivo de ampliar o Grupo de Crescimento, projeto principal criado pela Dra. Tereza Robles, desenvolvido no Brasil desde 2004 pela Fundadora e Diretora Presidente do IMHEP, Regina Nohra. O Grupo de Crescimento foi tema de sua tese de mestrado no México, sob orientação da Dra. Teresa Robles, autora do “Manual del Grupo de Crescimiento” e Diretora do Centro Ericksoniano do México com o qual o IMHEP firmou o convênio de colaboração acadêmica e parceria em projetos e pesquisas no campo da investigação científica.

Nossa finalidade é dar continuidade à transmissão dos conhecimentos do Dr. Milton H. Erickson(1901/1980), psiquiatra norte americano, pai da hipnose natural e criador das técnicas ericksonianas. Erickson deixou um legado nas áreas das ciências humanas e sociais, atualmente seus seguidores as utilizam nas trajetórias profissionais e pessoais.

O IMHEP é uma entidade filiada a The Milton H. Erickson Foundation INC., Phoenix. Arizona, EUA, que possui atualmente 135 centros e institutos distribuídos pelas Américas, África, Ásia, Europa e Oceania.

A sede do Instituto Milton H. Erickson de Petrópolis fica no anexo da Pousada Tannourin, na Rua Rodolfo Bruno, 98, em Nogueira, Petrópolis.

Milton Erickson

Milton Erickson, (Milton H. Erickson, M.D. – 1901-1980) (foto ao lado) é considerado o maior hipnotizador de todos os tempos e tinha a fama de conseguir induzir o transe hipnótico a qualquer pessoa. Realmente, todos os que o viram trabalhar, puderam observar a veracidade disto. Ele tinha muitas técnicas que adaptava a cada paciente. Não haviam, para ele, técnicas padronizadas que servissem para todos os casos. Erickson, quando tinha 17 anos, contraiu paralisia infantil, sendo obrigado a permanecer quase toda sua vida em uma cadeira de rodas. Apesar disto, usando sua voz e poucos gestos, conseguia levar as pessoas ao transe hipnótico.

Veja Mais